Decorilustrada

10 March 2019


Oratórios rústicos. Raízes. Interiores.

Processos do design de oratórios rústicos:

1 ) Raízes | Ferramentas do meu paiMuitas ferramentas, que eram do meu pai (em memória), são utilizadas no ateliê e no design dos oratórios rústico. Alguns detalhes, na rotina do ateliê, nos conecta com a presença do meu pai e inspira e incentiva a recomeçar e perseverar nos desafios da vida e do design.

 A essência, raízes e inspirações das criações também estão ligadas na lembrança que tenho de ver meu pai criando objetos com reaproveitamento de materiais.




2 ) Processos artesanais – Priorizar os processos artesanais, autoral e a beleza dos produtos feitos à mão e  das peças únicas. Design com valor emocional, personalizado e em sintonia com a essência. Versatilidade das composições que permitem que a mesma base de um oratório rústico pode acrescentar diferentes composições conforme a mudança dos sacramentais. 



3 ) Reaproveitamento de materiais: Oratórios rústicos, feito com reaproveitamento de materiais, para compor espaços e cantinhos de meditação.

Reduzir. Reciclar. Reutilizar |




Customizar | Upcycing | Ressignificar





(Foto da máquina de costura da minha mãe.)

A foto acima é da máquina de costura da minha mãe, que possui uma participação especial em diversas etapas da criação e inspiração. Vivenciei muitos exemplos de reaproveitamento vendo minha mãe criar (com a máquina de costura dela)  novos usos para coisas antigas aqui em casa.
Vivência que inspirou, por exemplo, o oratório rústico, de São Francisco de Assis, que fiz com reaproveitamento e detalhes em jeans (foto abaixo).



5 ) Sacramentais – Eu priorizo adquirir os sacramentais que estejam em harmonia e fidelidade com a fé cristã, católica, adquirindo em igrejas ou de comunidades católicas. 

6 ) Cores - Cada pessoa possui no seu interior uma referência, estilo ou cor, da qual a faz associar ao sabor de eternidade. Sendo assim, no momento de projetar um cantinho de meditação é importante buscar inspirações que resgatem, da memória e da essência, detalhes que associamos a sentimentos especiais e que assim irão imprimir no lar um toque de sagrado. A casa é um território sagrado, sendo assim, escolha uma cor que esteja em sintonia com a necessidade de meditação, ciclo da vida, estilo de vida, suas raízes e vivências.


7 ) ilustrações de flores -  No caderno de desenho, da minha infância, encontro muitos desenhos de flores. Eu gosto de folhear as páginas para entrar em sintonia com a minha essência, verdade e minhas raízes.

Os estudos e rabiscos de ilustração botânica (em especial da flor Cravina, que era a flor preferida do meu pai) e os arranjos florais feitos com reaproveitamento de materiais, são o reflexo da comunhão com as inspirações colhidas da minha infância. 

ilustração botânica é uma solução poética e lúdica para decorar um espaço ou oratório rústico do qual não é possível utilizar flores naturais.
Preservação - Utilizar ilustração botânica para decorar  ambientes ou para decorar uma mesa de festa (marcadores de mesa e de lugar), também é uma forma de acrescentar um toque de natureza num ambiente sem ter que arrancar flores da natureza para decorar um espaço. Laudato Si.





A casa é um território sagrado. 

Cantinho da meditação.
Cantinho da gratidão.

No comments:

Post a Comment